26 de ago. de 2014

#HORADACREEPYPASTA - PASSOS PARA CRIAR UMA CREEPYPASTA ❤

Olá nerds da Sweet Amoris,
Tudo bom com vocês?
Dupra aqui

Gente que saudades de escrever para vocês <3 vocês estavam acompanhando nos meus dias as postagens diárias, mas desde as férias os posts estavam em rascunho, ou seja, não estava escrevendo e hoje vim aqui (hoje: 15/08).
Então, eu sempre fico aqui nesse blá blá blá e perco o foco, mas ok. 
Bom gente, para você que quer criar uma CreepyPasta pode vir comigo que eu ensino!


PASSOS PARA CRIAR UMA CREEPYPASTA ~

CreepyPasta nada mais é do que uma história de terror (clichê mesmo), se quiser mais explicações, problema seu, tem google pra isso! -q 
Mentira, não sou má assim, acesse o link do blog que eu já falei disso (link aqui). 

E agora, depois de saber o que é e ler algumas creepypasta como essas aqui:
POR TRÁS DO AMOR DOCE - clique aqui
O EPISÓDIO PERDIDO - clique aqui

A CreepyPasta tem um único objetivo: assustar, se você não assustar, você falhou, pegue a ideia e reescreva. A história perfeita tem que assustar, mas não vai conseguir o melhor resultado na primeira tentativa, vai escrevendo, até uma hora que se tornou uma tolice, você não tem mais tantas dificuldades e já consegue escrever com sucesso!

E aí você primeiramente tem que escolher que tipo de medo quer provocar no seu leitor 

- Um susto repentino, onde ninguém estava esperando
- Uma bitolação, está dentro de um cemitério, já temos aquela sensação que alguma coisa não vai dar certo
- Um pavor, algo de ruim vai acontecer, passos no andar de cima, algo assim.

A creepypasta deve ter riqueza de detalhes, muitos detalhes, com todos os personagens nomeados, sejam por nomes reais ou apelidos (os apelidos devem dar medo). Você só não vai ser específico quando quer que o leitor imagine uma situação, caso contrário dê todas as características do local, pessoas... 
Se não for inventar os fatos da história, ou seja, for baseado em fatos reais/jogos (Amor Doce), não invente informações, por exemplo, não use as características do Lysandre e falar que o nome dele é João, só se esse for o segredo dele, certo? Mas tem que deixar claro, sem parecer que simplesmente você está escondendo as informações reais.

Para começar a sua história: comece tudo normal, nada muito de estranho, sua história deve ser crescente ou começar crescendo e depois ficar bem, prefiro que nada se resolva, que fique claro.
Para escrever e continuar numa boa a história devemos ser discretos, sutis, não é um filme de ação para sair quebrando tudo, alguém está com cara de Jackie Chan? Ouvir um passo é melhor do que ouvir uma corrida, em uma história de terror, certo?

Não se empolgue muito! Eu confesso que quando a história é muito longa eu não leio, primeiro que vou ler no computador e ficar muito tempo lendo os meus olhos doem, ler tudo para acontecer tudo no último parágrafo está também fora de cogitação. A melhor solução é ter um ou dois (no máximo) parágrafos dando uma introdução, só se estenda se a sua ideia for realmente boa e seu público for realmente fiel (por exemplo isso aqui, acho que quem não quiser saber como criar uma creepypasta vai "ler" só por cima mesmo).
A história deve seguir mais ou menos assim: calmo, quase emocionante, calmo, emocionante. É no "quase emocionante" que você tem que prender os seus leitores, se eles não se prenderem aí, ferrou.

CTRL C + CTRL V = 


  1. O Desconhecido: Temos um medo natural do inexplicável. Tudo o que não possui uma resposta pode ser utilizado como um bom tema para uma Creepypasta.
  2. Ciências: Por descrever temas científicos com escrita técnica, você pode fazer com que os leitores acreditem em sua autenticidade.
  3. Crianças ou Garotas Jovens: Histórias sobre crianças ou garotinhas são, geralmente, 80% mais assustadoras do que quando se passam com adultos. Isto ocorre porque, geralmente, são vistas como 'inocentes'.
  4. Espelhos: Estes sempre foram objetos relativos ao terror. Todos temos aversão em olhar no espelho de um banheiro escuro, por exemplo... Se utilizados de maneira correta em uma história, causam um grande impacto no leitor.
  5. Obscuridade: Chiados em vídeos e músicas, fotos borradas, livros ilegíveis... Isto dá a oportunidade do leitor deixar a imaginação viajar. Se a mente do leitor estiver no estado correto (paranóia ou pavor), eles tiram suas próprias conclusões sobre tais obscuridades.
  6. Abandono ou Ruinas: Casas abandonadas ou em péssimo estado, ruinas, etc, são, obviamente, ótimos locais para ambientar suas histórias. Um sobradinho bem cuidado não causaria tanto medo quanto uma mansão em ruinas.
  7. Partes do Rosto/Corpo: Olhos, dentes, sorrisos, unhas, garras, mãos... Tudo pode ser descrito de forma à pertubar o leitor.
  8. Fotos/Imagens: Seja uma pintura do início do século, cujos olhos se movem ou uma foto digital de um amigo com o nº 666 escrito em sangue, fotos e imagens sempre causaram medo e aversão.
  9. Tecnologia: É o simbolo de tudo que o homem tem sob seu controle. Quando uma tecnologia falha e começa a agir estranhamente, já é motivo suficiente para causar pavor.


Tente um final inesperado! Coisas inovadoras e não cair da escada e "morrer", aí a última frase da creepy é: "Espere, estou viva!". ULTRA CLICHÊ!, as pessoas só vão aprovar se for a primeira creepypasta que ela lê.

A melhor opção para o personagem, é o medo, assim como o nosso medo. Como é um ser monstruoso não cabe sair lutando, como disse, não é ação! 

Na minha opinião a melhor opção é escrever na primeira pessoa, você passando pela a história (são as minhas preferidas), mas tem gente que não gosta tanto assim, por isso tem outras opções:

CTRL C + CTRL V =


  • Primeira Pessoa:
  • Você é o Herói: Por 'Herói', entende-se que você, escritor, é o cara central da história. A merda está caindo em cima de você. Quando se está assustado, seus sentidos ficam aguçados, então você, sob tal perspectiva, deve escrever como tal: Você irá perceber qualquer barulho estranho, vai perceber aquele fio de cabelo ruivo em cima do seu carpete, sendo que você tem o cabelo loiro e mora sozinho. Quando a merda vier abaixo, você revelará apenas o que o seu personagem sabe naquele momento. Não utilize frases como: "Então depois eu descobri que..." ou "Aconteceu então que...". Utilize apenas o que acontece em primeira mão.
  • Você é a 'Coisa': Apenas não seja 'zumbis'.
  • Terceira Pessoa: A narrativa mais facil e, muitas vezes, a melhor. 'Nunca nos contar, mas sim nos mostrar'. Exemplo: "Zé ficou com medo" VS "Zé fechou seus olhos, assustado, e tentou cantarolar uma canção alegre em sua mente, mas não conseguia... Seu coração estava mais apertado à medida que a criatura aproximava-se, então Zé fechou seus olhos com mais força e o suor corria frio pelo seu rosto". Este é o conceito da narrativa em terceira pessoa.
  • Segunda Pessoa: "Você", o leitor, que é conduzido na história. Geralmente utilizado em Creepypastas Rituais ("Faça isso, vá até tal lugar em tal hora..."). É uma faca de dois gumes: Por um lado, pode gerar uma experiência realmente imersiva, pois o leitor será o protagonista, mas por outro lado, nem todas as Creepypastas escritas desta forma são um sucesso.

Qualquer coisa que você escreve deve ter a gramática certa, dê o seu melhor e use todos os seus conhecimentos, quando o word te avisa que está errado, corrija. Leia e revise, não escreva e poste imediatamente, leve a sério, depois que você divulgou e muitas pessoas já leram fica chato editar depois de um ano, profissionalismo!
Se for alguma carta, email, coloque em itálico, entre aspas. Isso indica que é proposital. Sem abreviações e gírias, por favor! Use conjunções, ao invés de muitas vírgulas (eu peco muito com isso), se usar algum termo desconhecido coloque o significado entre parênteses ou se preferir no final do post, como um glossário. Use pronomes, sem ficar repetindo o mesmo nome: "João foi lá e abriu a porta, depois João se desesperou", fica algo muito massante e sinceramente me incomodo muito em ler algo assim.

Há três tipos de movimentos
O definitivo e bruto, em que a pessoa realmente sai andando e deixa claro seu movimento: "corri e observei..."
O que a pessoa realmente está se movimentando, mas deixa um suspense maior: "se aproximando lentamente fui observando..."
O sem movimento, não tem movimento e deixa claro a atual situação. 

Escolha as palavras ideiais contar como se fosse contar algo cotidiano para a sua mãe quando você chega da escola está fora de cogitação, estamos entendidos?

Agora é hora de encerrar a história! O que você prefere?

- Deixar o leitor fulo da vida porque você não deu o real fim, não disse o que realmente aconteceu.
- Deixar a história se acabar, aquele que chamamos de "final feliz", o final pode não ser o príncipe acabando com a princesa, mas o mal está acabado
- Deixe a história acabar literalmente, mas com algumas coisas que deveriam ser explicadas, você ainda fica um pouco curioso.

O fim será a primeira coisa em que você vai pensar! Para a sua creepypasta deve imaginar o medo, e depois as outras partes, a parte mais relevante é o susto, não se esqueça disso jamais!
E por fim leia, não deixe nada passar, não pense: "ninguém vai perceber esse erro", vão sim! Se quer a creepypasta perfeita deverá seguir as normas. 

Fonte: CreepyPasta Brasil

É isso pessoal, espero que tenham gostado desse tempinho aqui comigo aprendendo à criar. Não esqueça de deixar aqui o link da sua creepypasta, se for do amor doce tem chances de aparecer aqui no blog ;)
Comentem, siga o blog, me acha lá no Amor Doce (Dupra) e voltem sempre
Beijos, tchau





Um comentário: